- Engenharia & Construção
- Ambiente
- Telecomunicações
- Energias renováveis
- Ventures
- Real estate
Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…
Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.
Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.
Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.
Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…
Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.
Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.
Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.
Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.
Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.
Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.
A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.
Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.
Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.
Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.
Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.
Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.
Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.
Jornal de Negócios
O grupo dst, detido pela família Teixeira, cuja fortuna está avaliada em 398 milhões de euros, conta com 10 trabalhadores com doutoramento concluído e financiou integralmente o da sua gestora de inovação Sara Costa, que vai agora defender o seu projeto na Universidade do Minho.
Empregando mais de duas mil pessoas, das quais cerca de 30% são mulheres, o grupo bracarense dst, um dos maiores do setor nacional da construção, continua a investir na qualificação avançada dos seus trabalhadores.
Contando com 10 profissionais com doutoramento concluído, distribuídos por diferentes empresas do grupo e áreas de especialização, tem neste momento três outros trabalhadores a frequentar programas de doutoramento, integralmente financiados pelo universo empresarial detido pela família Teixeira, que a Forbes coloca na 35.ª posição da lista dos mais ricos de Portugal, com uma fortuna avaliada em 398 milhões de euros.
Esta sexta-feira, 23 de janeiro, Sara Costa, gestora de Inovação da DTE, empresa de instalações especiais da dst, defende o seu projeto, realizado no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas da Universidade do Minho, que se foca num dos temas mais determinantes para o futuro do setor: a industrialização da construção.
Num contexto em que Portugal enfrenta desafios estruturais de produtividade, falta de mão de obra especializada e necessidade urgente de inovação no setor da construção, este doutoramento “representa um contributo científico inédito para o país, estabelecendo uma nova forma de compreender, definir e operacionalizar a industrialização da construção, tanto na teoria como na prática”, realça a dst, em comunicado.
“Este doutoramento mostra que industrializar a construção vai muito além de erguer sistemas construtivos: é moldar mentes, culturas e futuros; é industrializar o pensamento, a colaboração e a ambição coletiva. A grande questão já não é se a construção pode ser industrializada. A verdadeira questão é se a indústria e a sociedade estão preparadas para abraçar essa transformação com consciência e propósito”, admite a doutoranda, Sara Costa.
“Só assim se podem aumentar os salários”
O estudo sustenta que a industrialização não pode ser entendida apenas como inovação produtiva. “Pelo contrário, trata-se de uma transformação organizacional profunda, que afeta simultaneamente estruturas, processos, modelos de negócio e sistemas produtivos, mas também, e de forma decisiva, competências, comportamentos, lideranças, culturas internas e mentalidades individuais, num setor que tradicionalmente resiste à mudança”, nota o grupo bracarense, que fatura cerca de 700 milhões de euros e tem um EBITDA (lucos antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) de 80 milhões.
“As empresas precisam de mais ciência para aumentarem a produtividade e aumentarem os produtos inventados em Portugal. Só assim se podem aumentar os salários”, afirma José Teixeira, presidente do grupo dst.
O empresário defende que “as parcerias com universidades, centros de investigação e institutos politécnicos são essenciais, mas são uma etapa do processo”, ressalva.
“As empresas têm de ter, para além de mestres e pós-graduados, muitos mais doutorados nos seus quadros. Temos de ter muito mais artigos publicados em revistas científicas e é esse caminho que estamos a fazer. Temos de ser mais citados e isso está a acontecer no grupo dst”, afiança Teixeira.
“É esse o caminho que estamos a fazer no grupo para inventarmos, para registarmos patentes - temos mais de uma dezena submetidas na área da construção industrial. Continuaremos determinados a apostar na formação em toda a cadeia de valor do trabalho como a solução para melhorar a vida dos que connosco trabalham”, promete o líder do grupo bracarense.