- Engenharia & Construção
- Ambiente
- Telecomunicações
- Energias renováveis
- Ventures
- Real estate
Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…
Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.
Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.
Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.
Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…
Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.
Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.
Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.
Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.
Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.
Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.
A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.
Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.
Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.
Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.
Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.
Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.
Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.
Ambiente Magazine
O dstgroup, através do projeto ‘PAB_LivingLab – Vive a Descarbonização no Parque Adão Barata’, em Loures, já evitou mais de 19 toneladas de carbono, numa solução end-to-end de suporte para a implementação da Comunidade de Energia Renovável do laboratório vivo, composta por quatro membros: dois prosumers (Palácio e Parque Adão Barata) e dois consumer (Pavilhão de Macau e Fonte de Loures), sendo que, nesta CER, um dos membros possui baterias de segunda-vida.
Foi também desenvolvido um sistema de monitorização da Qualidade do Ar, que analisa parâmetros como CO, NO2, O3, partículas, ruído, temperatura e humidade, permitindo descobrir a melhor altura do dia ou semana para fazer exercício físico, através de um quiosque multimédia.
No âmbito da Mobilidade Sustentável, foi também desenvolvido um sistema de Smart Parking onde foram instalados sensores eletromagnéticos que detetam a presença de veículos por lugar de estacionamento, bem como infraestruturas capazes de proporcionar informação sobre o trânsito e o estacionamento de automóveis, reduzindo a sua afluência no PAB. Ainda neste pilar, foi instalada uma doca com um equipamento de contabilização e sensorização das bicicletas estacionadas no parque.
“O objetivo primordial deste projeto foi o da promoção de ações de descarbonização, com base em experimentação de soluções tecnológicas nos eixos de economia circular, mobilidade, energia e edifícios, bem como o envolvimento dos cidadãos no processo, para um futuro mais sustentável, em prol dos Objetivos 11 e 13 da Agenda 2030”, explica Raul Bordalo Junqueiro, Head of SmartCities and Business Development, do dstgroup.
Relativamente ao eixo dos edifícios, o PAB_LivingLab tem, a nível nacional, o primeiro edifício público inteligente, suportado por um Digital Twin, que simula um modelo de baixo carbono do edifício, agregando informação BIM e de sensorização/IoT, no Palácio dos Marqueses da Praia e em Monforte, consolidando o dstgroup como key player na inovação do setor da construção e Loures como Município líder em políticas de Sustentabilidade Ambiental em Portugal.
“O dstgroup, juntamente com o município de Loures e restante consórcio, promoveu boas práticas da Comissão Europeia ao nível de soluções clean tech enquadradas nas políticas #europeangreendeal fomentando a aceleração da “Twin Transition”, – que representa a convergência da transição verde e da transição digital na Europa”, acrescentou Raul Bordalo Junqueiro.
Também se desenvolveu uma plataforma SmartCity que agrega todos os dados dos sensores implementados nos diferentes eixos de atuação do PAB_LivingLab: economia circular, mobilidade, energia e edifícios.
As soluções para a descarbonização testadas com sucesso no PAB_LivingLab poderão ser aplicadas a outras freguesias de Loures, mas também a nível nacional e internacional.
De salientar ainda que a smart city de Loures foi distinguida pelas Nações Unidas, na categoria de “Combate às Alterações Climáticas”.