• Engenharia & Construção
  • Ambiente
  • Telecomunicações
  • Energias renováveis
  • Ventures
  • Real estate
Explore as nossas áreas de negócio
As grandes histórias escrevem-se com valores no coração dos homens.
Explore os nossos valores...
Fotografia por Luís Pinto, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…

Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.

Fotografia por Mila Teshaieva, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.

Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.

Fotografia por , finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…

Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.

Fotografia por Jakub Karwowski, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.

Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.

Fotografia por Ian Lieske, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.

Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.

Fotografia por Clarence Gorton, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.

A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.

Fotografia por Filipa Alves, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.

Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.

Fotografia por Scarlett Coten, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.

Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.

Fotografia por Karl Erik Brondbo, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.

1. Estao eleiotos os melhores projetos de 2023
01/11/2024
Estão eleitos os melhores projetos de 2023

Expresso

NA GALA DOS PRÉMIOS DO IMOBILIÁRIO FORAM ATRIBUÍDAS 21 DISTINÇÕES A OBRAS QUE VÃO DA SUSTENTABILIDADE AO ESPAÇO PÚBLICO.

O Convento de Mafra foi o local escolhido para acolher a gala da sexta edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pelo Expresso e SIC Notícias. O evento, que se realizou no passado dia 24, premiou os melhores projetos desenvolvidos em 2023. As 72 candidaturas recebidas nesta edição, distribuídas geograficamente pelo continente e ilhas, candidataram-se às oito categorias avaliadas neste concurso e foram entregues na gala 21 distinções.

Esta edição contemplou as seguintes categorias: sustentabilidade; inovação na construção; projeto de impacto económico, social e ambiental; inovação na mediação; espaço público; empreendimento de construção nova de habitação, turismo, escritórios e indústria/logística; reabilitação e reconstrução na habitação, escritórios, turismo e espaço público/património cultural e; arquitetura de interiores de habitação, turismo e escritórios. A SIC Esperança voltou a aliar-se a esta iniciativa, com a atribuição de um prémio a uma obra solidária. O júri atribuiu ainda duas menções honrosas e em relação ao prémio prestígio, escolhido entre os vencedores da noite, foi atribuído pela primeira vez a duas obras.

O Aliados 9, no Porto, recebeu ex aequo o prémio prestígio. Além desta distinção, venceu na categoria de reabilitação e reconstrução — habitação e na de arquitetura de interiores — habitação, tendo sido a obra mais premiada da noite. “É um edifício com cerca de 100 anos, desenhado e pensado pelo arquiteto Marques da Silva, uma pessoa marcante na cidade do Porto. Introduzimos-lhe um uso diferente do que tinha originalmente e passou assim de escritórios para habitação”, explicou na gala Pedro Reforço, partner da Lace, empresa promotora do Aliados 9. Na obra executada neste imóvel, agora com arquitetura do atelier Menos é Mais, a fachada, a escadaria e a ornamentação dos espaços comuns foram mantidas. As casas contam com detalhes de outros tempos, misturados com outros mais contemporâneos. Para Pedro Reforço, as distinções alcançadas nestes Prémios do Imobiliário são um reconhecimento do “esforço e dedicação do trabalho de todos os elementos que estiveram envolvidos neste processo”.

Tal como o Aliados 9, também o Infinity, em Lisboa, foi distinguido com o prémio prestígio. Venceu também na categoria de empreendimento de construção nova — habitação. Segundo Pedro Aguardela, diretor de projeto da Vanguard Properties, empresa promotora do Infinity, com esta obra quiseram “marcar o panorama habitacional de Lisboa. A sua transparência e altura permitem desfrutar da vista para a cidade”. O Infinity é uma torre envidraçada, desenhada pelo atelier Saraiva&Associados que inclui quase duas centenas de apartamentos e espaços comuns. Na gala, Pedro Aguardela referiu que os prémios recebidos são “um reconhecimento do empenho da Vanguard Properties em tentar fazer algo de diferente e motiva-nos a continuar”.

Continuar a crescer.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esteve presente neste evento. Referiu que “temos de nos habituar a premiar aquilo que fazemos de bom, e a SIC Notícias e o Expresso têm feito isso”. Lembrou ainda que “num momento em que a habitação está em crise, precisamos de mais habitação e só o conseguimos fazer unidos à volta de uma estratégia comum: mais oferta para aumentarmos também a procura, para garantirmos a todos a casa que desejam”.

Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, chamou na gala a atenção para o crescimento registado nesta edição, em que estiveram a competir mais 18 projetos do que no ano passado. “Demonstra o trabalho feito para divulgar esta iniciativa. A diversidade geográfica das obras apresentadas é muito importante porque sempre quisemos que estes prémios fossem descentralizados”, frisou. O objetivo para 2025 é continuar a crescer e a inovar em categorias, num sector que prima pelo seu dinamismo.

Para João Vieira Pereira, diretor do Expresso, as 72 candidaturas desta edição mostram que “o sector está vivo e a crescer”. No entanto, há problemas que persistem e que na sua opinião, não são de fácil resolução, nomeadamente a falta de oferta de habitação para algumas classes sociais e esse é um trabalho que tem de ser desenvolvido, não só pelo governo, mas também pelos agentes do sector. Acrescentou ainda na gala que estes prémios, pela sua dispersão geográfica, mostram “que há projetos fantásticos espalhados pelo continente e ilhas”.

Vítor Andrade preside ao júri dos Prémios do Imobiliário desde a primeira edição. Na sua opinião, “de ano para ano, a qualidade dos projetos a concurso tem aumentado sistematicamente”, o que não facilitou, mais uma vez, o trabalho do júri, na seleção dos melhores de 2023. Com Vítor Andrade, na avaliação das obras candidatas, estiveram Fernando de Almeida Santos, Patrícia Viana, Célia Gomes, Eric Van Leuven, Hugo Santos Ferreira, Paulo Caiado, Paulo Tormenta Pinto, Manuel Reis Campos, Alberto Jorge Torres, Jorge Bota, Luís Rosado, Avelino Oliveira e João Paulo Luz. É este júri, composto por personalidades da área do imobiliário, que anualmente seleciona os melhores projetos.

 

EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO NOVA INDÚSTRIA/LOGÍSTICA COFICAB

GUARDA Este conjunto industrial é formado por dois edifícios, um fabril dedicado à produção de cabos para o sector automóvel, a que se junta um centro de excelência para a inovação. Promovido pela Coficab Group, a arquitetura é de João Madalena e a engenharia da Enforce e Isotropia.

SIC ESPERANÇA CASA ACREDITAR LISBOA

Criada em 2003 com 12 quartos, esta casa foi recentemente ampliada e pode agora acolher 32 famílias deslocadas, com filhos em tratamento oncológico na capital. Propriedade da Acreditar — Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, acolhe gratuitamente crianças até aos 18 anos e jovens adultos até aos 25 anos.

MENÇÃO HONROSA BLACK BOX LEIRIA

Situado no centro histórico desta cidade, o espaço ocupa as instalações de antigas salas de cinema que estavam encerradas. Desenhado pelo atelier Carrilho da Graça Arquitetos, este equipamento cultural, criado pela autarquia, integra uma black box com capacidade para 116 espectadores, régie, camarins e sala para ensaios.

ARQUITETURA DE INTERIORES ESCRITÓRIOS EY PORTUGAL A nova sede da consultora, na capital, está instalada no edifício Allo. Os seus interiores foram concebidos pela Broadway Malyan e construídos pela Vector Mais. Ocupa quatro pisos que prestam homenagem à cidade de Lisboa e seus bairros e prima pela diversidade de espaços.

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO TURISMO MONTEBELO VISTA ALEGRE LISBOA CHIADO HOTEL

Resulta da reabilitação do edifício da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. A promoção é da Montebelo Hotels&Resorts, a arquitetura de Tiago Araú jo e Paula Nunes e a engenharia da Edivisa.

PROJETO DE IMPACTO ECONÓMICO, SOCIAL E AMBIENTAL RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Dois edifícios de escritórios deram origem a esta unidade de alojamento estudantil, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e construída pela DST.

SUSTENTABILIDADE THE FIRST GUIMARÃES

É um piloto da construção industrializada recorrendo a biomateriais. De construção híbrida de madeira e betão, utiliza práticas construtivas sustentáveis. Tem promoção da Sunny Casais, arquitetura de José Mário Fernandes e engenharia da Topbim e Aspect.

ARQUITETURA DE INTERIORES TURISMO UPON ANGELS

Este hotel lisboeta, da cadeia StayUpon do Grupo Libertas, com interiores de Mariana Torrão, quis captar a essência do bairro dos Anjos e transformá-la numa experiência de hospitalidade. Tem um ambiente intimista.

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO EQUIPAMENTO PÚBLICO/PATRIMÓNIO CULTURAL ESCOLA SECUNDÁRIA ALEXANDRE HERCULANO

A Go Porto, com arquitetura do Atelier 15, procedeu à modernização deste edifício classificado da Invicta, no qual introduziu alterações e criou novas divisões, sem desvirtuar a sua identidade.

INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CÂNHAMOR

Localizada no Baixo Alentejo, a Cânhamor quer revolucionar os materiais, métodos e o próprio sector da construção. Os blocos de cânhamo que produz são blocos não estruturais que juntam isolamento e alvenaria num só. São uma solução quando se pretende grande resistência térmica, acústica e ao fogo e regulação natural da humidade.

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO ESCRITÓRIOS MB4 — OFFICE BUILDING A renovação deste edifício, localizado em Lisboa, teve em conta a sua materialidade e identidade. A conceção dos espaços privilegiou a entrada de luz natural e a aposta na sustentabilidade, torna o imóvel mais eficiente. A promoção é do Fidera Group, a arquitetura da Savills Portugal e a engenharia da Portico.

MENÇÃO HONROSA MERCADO MUNICIPAL DE ALENQUER

A intervenção realizada neste edifício datado de 1949 manteve a sua traça e criou novos espaços no seu interior. A autarquia local, com esta obra que tem arquitetura e engenharia da Beabstract, quis ainda tornar o mercado num polo atrativo e multifuncional, para a realização de atividades temporárias de carácter cultural.

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO — HABITAÇÃO; ARQUITETURA DE INTERIORES — HABITAÇÃO E PRÉMIO PRESTÍGIO ALIADOS 9

Inserido numa das mais emblemáticas artérias da cidade do Porto, a Avenida dos Aliados, este projeto resulta da reabilitação do edifício “A Nacional”, construído no início do século XX. O seu uso foi alterado de escritórios para habitação e manteve a atividade comercial no rés do chão e cave. Promovido pela LACE Investments Partners, tem arquitetura do atelier Menos é Mais e engenharia de Adão da Fonseca. Na obra a sua estética foi mantida, bem como a escadaria, pavimentos e outros detalhes antigos.

EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO NOVA — HABITAÇÃO E PRÉMIO PRESTÍGIO INFINITY

De carácter residencial, esta torre envidraçada, pela sua escala, marca a paisagem edificada da capital. O edifício, com 26 pisos, alberga 195 apartamentos de tipologias que vão do T0 ao T6. Possui como áreas comuns uma piscina exterior e outro interior, spa, e em seu redor foram criadas zonas verdes e um campo de padel. Na receção figura uma peça da artista plástica Joana Vasconcelos. A promoção é da Vanguard Properties e a arquitetura de Saraiva&Associados.

EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO NOVA TURISMO VERDELAGO

Este resort algarvio de cinco estrelas integra moradias, apartamentos, zonas de lazer e trilhos pela natureza. Tem promoção da Verdelago, arquitetura de Saraiva&Associados e engenharia da A400.

INOVAÇÃO NA MEDIAÇÃO VIRTUAL AGENT

Criado pela mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s, este é um projeto de inovação tecnológica. Este agente virtual é capaz de, através de inteligência artificial, interagir com clientes, fornecer informações em tempo real sobre imóveis e gerar leads.

EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO NOVA ESCRITÓRIOS EDIFÍCIO MARIA DO ALÍVIO GONÇALVES TEIXEIRA

Inserido no Centro de Produções do DST Group, em Braga, é composto por dois pisos. Tem desenho do arquiteto Nuno Capa que criou um espaço cénico, onde se trabalha.

ESPAÇO PÚBLICO COMPLEXO NATURAL DA CONGIDA

A praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, foi requalificada pela autarquia, com arquitetura de Nelson Madeira. Tem um campo de futebol de praia e de voleibol, areal, mobiliário urbano melhorado, piscina, parque infantil e esplanada.