• Engenharia & Construção
  • Ambiente
  • Telecomunicações
  • Energias renováveis
  • Ventures
  • Real estate
Explore as nossas áreas de negócio
As grandes histórias escrevem-se com valores no coração dos homens.
Explore os nossos valores...
Fotografia por Luís Pinto, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Respeito. (do lat. respectu) s.m. 1. ato ou efeito de respeitar; 2. consideração; apreço; 3. deferência; acatamento; veneração; 4. homenagem; culto; 5. relação; referência…

Acreditamos que todos devem ser respeitados pelo seu trabalho, pelas suas atitudes, opiniões e opções.

Fotografia por Mila Teshaieva, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Rigor. (do lat. rigore) s.m. 1. dureza; força; 2.fig., severidade; pontualidade; exatidão.

Não existe "mais ou menos nivelado", "mais ou menos aprumado", "mais ou menos limpo" ou "mais ou menos seguro", mas sim "nivelado", "aprumado", "limpo e seguro". O rigor reflete-se nos nossos procedimentos, no horário e nas regras a cumprir. Ser severo, do ponto de vista dos princípios e da moral, é ser rigoroso.

Fotografia por , finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Paixão. (do lat. passione) s.f. 1. sentimento intenso e geralmente violento (de afeto, alegria, ódio, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial; 2. objeto desse sentimento; 3. grande predileção; 4. parcialidade; 5. grande desgosto; sofrimento imenso…

Sob o signo da paixão - texto da poetisa Regina Guimarães - é o nosso ícone. Paixão é ter grande entusiasmo por alguma coisa, ânimo favorável ou contrário a algo.
É a sensibilidade que um engenheiro ou arquiteto transmite através de uma obra.
Paixão é a entrega a um projeto. Paixão é um estado de alma quente.

Fotografia por Jakub Karwowski, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Lealdade. (do lat. legalitate) s.f. qualidade de leal; fidelidade; sinceridade.

Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade. Fidelidade dos compromissos e contratos assumidos, presença de caráter.
Ser leal com os parceiros de negócio, com quem de nós depende e de quem dependemos. Ser confiável por ser leal.

Fotografia por Ian Lieske, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Solidariedade. (do lat. solidare) s.f. 1. qualidade de solidário; 2. responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, etc.; 3. sentimento de partilha de sofrimento alheio.

Ser solidário é ser amigo, é estender a mão com generosidade genuína, é levar alegria e calor humano a quem de alguma forma está marginalizado. Ser solidário é ser mais humano. Uma empresa solidária é reconhecida como uma empresa justa e não egoísta. Uma empresa solidária é preferida nos negócios. É uma empresa mais competitiva. O voluntariado é um veículo para a solidariedade. É moderno, justo, culto, amigo, é um gesto nobre e de elevação moral.

Fotografia por Clarence Gorton, finalista do Prémio Emergentes dst 2012.

Coragem. (do lat. coraticum) s.f. 1. bravura face a um perigo, intrepidez, ousadia; 2. força moral ante um sofrimento ou revés; 3. [fig.] energia na execução de uma tarefa difícil, perseverança.

A coragem é essencial na nossa vida. Coragem para enfrentar situações menos simpáticas nos temas mais difíceis, não esperando resoluções ao acaso.
É um valor que devemos evidenciar por oposição ao medo, à cobardia e à preguiça. Coragem para reagir a uma crítica não com uma atitude de desmotivação ou tristeza, mas antes procurar o meio e a ação para superar o seu motivo. Recomenda-se muito este tipo de coragem, que é também uma coragem intelectual.

Fotografia por Filipa Alves, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Ambição. (do lat. ambitione) s.f. 1. desejo veemente de riqueza, honras ou glórias; 2. expectativa em relação ao futuro, aspiração; 3. cobiça, ganância.

Anseio veemente de alcançar determinado objetivo. Ambição para não nos resignarmos. Ambição por tirar o maior potencial de nós próprios. Ambição para nos merecermos. Ambição para sermos atletas na nossa profissão de alta competição. Ambição para bater as nossas marcas. Ambição para fazermos os melhores negócios com o máximo de valor à custa da mais alta competência e eficiência.

Fotografia por Scarlett Coten, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Estética. (do grego aisthetiké, «sensitivo») n.f. 1. FILOSOFIA ramo da filosofia que estuda o belo e a natureza dos fenómenos artísticos; 2. estilo próprio de um autor, época, etc.; 3. harmonia de formas e cores, beleza; 4. conjunto de técnicas e tratamentos que têm por objetivo o embelezamento do corpo.

Optamos por fundar a economia da empresa numa imagem culta, cosmopolita e cool. Estética porque é um estado de ser com charme. Estética porque somos sustentáveis e respeitamos o planeta. Estética porque somos sensíveis. Estética porque sim.

Fotografia por Karl Erik Brondbo, finalista do Prémio Emergentes dst 2011.

Responsabilidade. (do lat. respondere) s.f. obrigação de responder pelas ações próprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas.

Temos de ter a certeza que, perante uma escolha, escolhemos o que é melhor para os dois e não apenas o melhor para cada um. Cada trabalhador é responsável pela sua atividade negociada e corresponsável se o colega não cumprir a sua, impedindo o objetivo comum. Uma equipa é o conjunto - é o todo. No jogo empresarial, como no social ou familiar, todos têm de cumprir na sua posição relativa e todos devem contribuir para que, por omissão, não permitamos que um dos nossos não seja um dos nossos.

7. Residencia Viana do Castelo
24/07/2025
Nova residência académica em Viana do Castelo vai criar 400 camas

Público

O investimento é de quase 19 milhões de euros. A nova residência académica vai ser construída no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo.

 O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou esta quinta-feira a empreitada de construção da nova residência académica, na Praia Norte, num investimento de 18,9 milhões que vai disponibilizar 400 novas camas.
Em comunicado enviado às redacções, o IPVC adianta que a nova residência académica vai ser construída no campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A cerimónia de consignação da empreitada decorreu, na tarde desta quinta-feira, na biblioteca professor Barbosa Romero.

Nova residência académica em Viana do Castelo vai criar 400 camas
A construção do novo edifício foi adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, S.A. e Cari Construtores, S.A.
Nova residência académica em Viana do Castelo vai criar 400 camas
A obra "representa um investimento de 15.397.000 euros, acrescidos de IVA, totalizando 18.938.310 euros", sendo que o prazo de execução é de 12 meses.
Nova residência académica em Viana do Castelo vai criar 400 camas
A "futura residência disponibilizará 400 novas camas, distribuídas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para estudantes com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos", sendo que "todos os quartos serão equipados com casa de banho privativa".

Nova residência académica em Viana do Castelo vai criar 400 camas
O "edifício incluirá ainda uma cantina e bar, gabinete de saúde, área de fitness e diversos espaços de utilização comum, desenhados para responder às necessidades académicas, sociais e de bem-estar dos estudantes".

Citado na nota enviada às redacções, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, diz que a empreitada "traduz-se uma aposta clara na qualidade das condições de vida estudantil e num modelo de alojamento funcional, acessível e inclusivo. Esta é uma obra com um impacto enorme na vida académica dos nossos estudantes".

"Não se trata apenas de alojamento, mas de criar um verdadeiro ambiente de bem-estar, segurança e integração para quem escolhe estudar no IPVC. A residência da Praia Norte representa um novo paradigma de vivência universitária e vem reforçar a nossa missão pública de garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior", realçou.

Com "a construção da residência da Praia Norte, a par da nova residência em Valença (56 camas), da adaptação da antiga Escola Primária de Prado, em Melgaço (21 camas), e da reabilitação do edifício da antiga Pousada da Juventude no mesmo concelho (38 camas), a oferta do IPVC aproxima-se de duplicar face ao volume atual".

"Este investimento não é isolado. Faz parte de um plano consistente que cobre todo o território onde o IPVC está presente. Queremos garantir que nenhum estudante fica para trás por falta de alojamento condigno ou por razões económicas. Apostamos em soluções sustentáveis, próximas, bem equipadas e acessíveis", acrescenta o presidente do IPVC.


Paralelamente, "está em curso a renovação da residência do Centro Académico (132 camas), cuja conclusão está prevista para Setembro deste ano".

No "final de Junho também se iniciou a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima (137 camas), seguindo-se a residência da Escola Superior de Educação (ESE), com 119 camas, também em Viana do Castelo".

"Este reforço substancial da capacidade de alojamento reflecte o compromisso do IPVC com a coesão territorial, o combate às desigualdades no acesso ao ensino superior e a valorização dos territórios onde está implantado. A criação de condições de alojamento a custos controlados, confortáveis e integrados nas dinâmicas locais é uma prioridade estratégica da instituição, que prossegue assim a sua missão pública de garantir ensino superior de qualidade com forte impacto regional", destaca Carlos Rodrigues.

Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo - de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de carácter profissionalizante.